sábado, 23 de maio de 2009

A City


Finalmente fomos conhecer a City. É a cidade, o coração de Brisbane, onde tudo acontece. Com prédios grandiosos, modernos e antigos que se misturam. Pontes, vias largas e nada de carros estacionados nas ruas. Muito, muito organizada.

O City Cat, um transporte fluvial muito interessante não estava funcionando e optamos por ir de ônibus mesmo. Descobrimos como eles demoram por aqui, mas chegam no horário das tabelas. O preço também é bom $2,40 do Kangooro Point (nosso bairro) até a City. Um motorista já de idade e com cara de australiano nato recebeu as moedas na entrada do ônibus, falou aquele inglês cheio de força e eu segui caladinha, balançando a cabeça para sentar em um dos bancos com Guga.

A viagem é bem rápida. Descobrimos depois que se quiséssemos ir a pé a caminhada até a City seria de meia hora. Bom, quando estivermos mais dispostos faremos esta experiência também. Mas não vejo a hora mesmo é de andar de City Cat. Ele segue pelo rio Brisbane e deve garantir belas fotos por este caminho.

Voltando a City. Encontramos Felipe e Onicéia (paraibanos que estão aqui há pouco mais de cinco meses) e caminhamos pela avenida principal da City, a Queen Street Mall. Felipe passou o dia nos dando orientações e mostrando pontos importantes dessa região. Ele é bem desenrolado e já tem boas dicas para se viver com tranqüilidade em Brisbane.

Primeiro dica: nada de atravessar as ruas fora dos locais sinalizados e cuide de esperar pelo sinal verde para pedestre. Caso faça da forma brasileira e resolva atravessar em qualquer ponto e com sinal vermelho, corre o risco de ser multado por um dos guardas de plantão. É isso, aqui pedestre leva multa sim senhor.

Em um sentido as ruas da City têm nomes de rainhas e no outro nomes de reis. Os mapas ajudam e estão por toda parte. Pegamos o nosso na escola mesmo. O primeiro prédio que me chamou a atenção foi um colorido e moderno. Lá fica a biblioteca da City. Um espaço que vamos fazer questão de visitar com tranqüilidade e tempo, claro.

Bem próximo dali, do outro lado da ponte, na margem sul do rio Brisbane, fica o South Bank Precint, ou Parklands, como é mais conhecida essa área. O espaço de 17ha, abrigou a Expo 88 e, em seguida, se transformou em um centro de cultura. Lá estão reunidos o Queensland Performing Arts Centre, a State Libery, o Queensland Museum, a Queensland Art Gellery, o Conservatorium, a Opera Queeensland, duas faculdades e um centro de exposições.

No mesmo espaço, artistas de rua, cafés, mercados de finais de semana, além de um lago artificial com areia tirada da praia, que eles chamam de praia mesmo. Tem salva-vidas e tudo mais. Sim, pássaros, muitos pássaros. Aliás, aqui eles estão por toda parte.

Como viram, temos muitos locais interessantes para visitar só nessa região da City. Agora deu até um ânimo. O frio está chegando e temos que nos armar de programas interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário