quinta-feira, 23 de julho de 2009

Fim de semana movimentado

Tivemos um final de semana movimentado por aqui. Na sexta-feira a programação começou com um barbecue da turma de Gustavo. Como podem ver na foto, a maioria na sala dele é de asiáticos, algo comum aqui na escola e, acredito, que em todas as escolas de Brisbane. Um pessoal bem divertido e tímido ao mesmo tempo. Nas sextas-feiras, depois das aulas e do trabalho, os parques ficam cheios. Todos tentam pegar o melhor espaço para comer carne, tomar cerveja e brincar com os amigos e a família.
Depois do barbecue, saímos com o pessoal da minha sala para dançar salsa na frente da biblioteca da cidade. Quando chegamos lá, não tinha salsa. Resultado: fomos paras num pub bem australiano. Nesses espaços mulheres e homens se reúnem para assistir ao “futebol” deles. Um jogo bem violento, mas que eles adoram. O nome é Ruggby. Como diz Guga, uma mistura de futebol, handebol e box. Minha turma ganhou dois brasileiros: Winni e Mário. Ela foi conosco para a noite e se divertiu. Música boa, banda de qualidade e Winni, com seus 19 anos começou logo a dançar com um colega peruano, José. Ele estava meio tímido e em um segundo perdeu a dama para o galã (da foto). Esse cidadão australiano cheio de energia, que trabalha na noite vendendo ursinhos e flores para os casais apaixonados. Com os aplausos ele devolveu a dama e disse a José: é assim que se dança rapaz. Ficamos todos impressionados com a energia do cidadão. Depois me aproximei para perguntar o nome dele e foi logo dando milhões de informações (desculpem, não gravei tudo) e falando que o segredo de toda aquela energia era que ele trabalhava todos os dias no que gostava. Detalhe: tá pertinho dos 70. Aqui é bem comum encontramos senhores e senhoras pra lá dos 65 trabalhando firme nas mais diversas atividades.

Andréia e Vini foram nos encontrar e decidimos então comer em um outro pub pertinho dalí. Neste lugar a música é mais tranquila. Um mauri* canta e encanta com sua boa voz e um jeitão que lembra Tim Maia. Para agradar a brasileirada misturou um jazz com bossa nova...ai, ganhamos a noite.
Em seguida, apareceu esse magrinho e esse gordinho ai. Os dois cantando Michael Jackson fizeram todos no bar cantar também. Depois de muita música boa, muitas risadas e as histórias engraçadas de Vini e Andréia, fomos pra casa num frio danado, de City Cat.

Sábado foi dia de estudar e de festejar os aniversários de Bopgan e Ivona, aquele casal de poloneses que conhecemos aqui e que fala espanhol. A festa foi à moda australiana: barbecue no parque. Os convidados na maioria eram polacos, que estudam por aqui, e brasileiros. Conhecemos Paula, uma baiana que está em Brisbane pela segunda vez.
Foi uma tarde de comilança, boas risadas, de treinamento para melhorar o “speak” e de belas imagens. Ah, descobrimos uma nova neste "sábado no parque". É tradição por aqui as noivas casarem e, após o casamento, passearem no parque com os noivos e convidados para tirar fotos. Isso mesmo, todos saem da igreja e vão com seus vestidos longos e paletós para o parque mais próximo ou mais belo dos arredores para tirar fotos. Só neste dia vimos três noivas. Consegui registrar a passagem dessas duas ai. E tem mais, quando os noivos passam as pessoas que estão no parque aplaudem. Tia Dadá, tia Gera e Niná iam adorar. Lembrei logo delas.
No domingo fui à missa pela manhã e passear com minha turma da sala. São uns 17, agora, mas só foram para o passei oito. Guga preferiu ficar em casa estudando. Antes de falar do passeio vou falar um pouco da missa. Depois de dois meses descobri que todo domingo às 9h30 tem uma missa aqui dentro da Mansion mesmo. A celebração, toda em English, claro, é bem parecida com a nossa. Fiquei feliz. Agora posso voltar a frequentar a minha missa dominical e sem sair do prédio onde moro.
Nosso passeio foi para Gold Cost com o professor Satu ou “Superman”, como ele gosta de ser chamado. Fomos eu, Winni (Brasil), Yolanda (Peru), Virgílio (Venezuela), Melinda (Hungria), Rachel, Young e Raide (três coreanas maravilhosas que chegaram na sala na última semana). Pense numa viagem divertida. Ficamos em Surfers Paradise por aproximadamente duas horas e meia. Comemos, tiramos muitas fotos, molhamos os pés na água gelada do mar e rimos muito. Na chegada, a cada rasante que as gaivotas e pombos davam nas nossas cabeças, as coeranas soltavam gritinhos e faziam uma carinha de pavor que não tinha preço. Elas se assustavam pensando que os pássaros iam fazer caquinha na cabeça delas. Eu, que não sou boba nem nada, levei meu chapéu.
Surfers Paradise é a principal cidade da região da Gold Cost. Acho que não falei, mas, aqui as praias não têm bares, Surfers Paradise não é diferente. Tem hotéis luxuosos, nightclubs, cafés, restaurantes, lanchonetes, sorveterias e lojas de moda. As pessoas frequentam com frio ou sem frio, tomam banho e surfam (mesmo com as placas indicativas de perigo). Os bombeiros estão espalhados por toda parte, prontinhos para agir, caso seja necessário.
É muito interessante ir para a praia, ver pinheiros, no lugar de coqueiros e gente vestida e até de botas olhando o mar. Foi um ótimo passeio, mas quero voltar com Guga para conhecer os parques temáticos daqui e passear com mais tempo.






Abaixo, mais fotos:






















































































































Um comentário:

  1. Gentem!!! Pelo jeito já viraram australianos... Benza Deus! Tão curtindo adoidado né? É dança, praia, noitadas... Mas não esqueçam dos amigos, viu? Mesmo que les sejam tão relapsos como nosotros, que nunca mais mandamos notícias.
    Já chegamos do Peru, a viagem foi maravilhosa! Depois eu conto... Beijos! Vou voltar pro Bumerangue pra ler o resto...

    ResponderExcluir