domingo, 20 de setembro de 2009

Aniversário de Queensland

O segundo sábado deste setembro foi bem especial aqui em Brisbane. O Estado de Queensland está completando 150 e uma programação extensa vem marcando a data. No sábado o ponto alto foi uma queima de fogos, que eles chamam por aqui de fireworks.
Durante todo o dia o movimento nos parques e nas áreas próximas ao Rio Brisbane foi intenso. Família e famílias se deslocando para os pontos de melhor vista para poder acompanhar o show pirotécnico marcado para as 19h.
Foi interessante ver o estilo “brisbaniano” de ser. Olha, eles gostam de uma farofa. Porém, a farofa deles é muito, muito organizada. Logo cedo já era possível ver barracas com cadeiras, churrasqueiras a gás, redes e tudo mais que se possa imaginar armados pelos parques. Levaram literalmente de tudo, até um sofá.
A prefeitura e o canal de TV patrocinador do evento montaram uma estrutura de som que chamou nossa atenção. Foram espalhadas caixinhas de som por todos os parques, às margens do rio, para que o som da festa fosse um só. Banheiros químicos e barraqueiros cadastrados também estavam espalhados em pontos estratégicos para facilitar a vida dos australianos e turistas que decidiram passar o dia fora de casa.
O interessante é que chegam todos educadamente, pegam seu espaço, se acomodam direitinho e passam o dia ali, lendo, conversando, tomando um sol e esperando a noite chegar. Detalhe:o espaço é público mesmo, não se paga nada para instalar as barracas ou qualquer coisa parecida.
Às 17h um grupo de aviadores da força aérea australiana riscou o céu azul com piruetas, semelhantes as da nossa Esquadrilha da Fumaça. Foi uma hora de apresentação. Uma hora depois, pontualmente às 19h, começou o que todos esperavam. Olha, sou acostumada e muito com show pirotécnico, mas nunca vi nada igual.
Foram espalhadas várias balsas com fogos ao longo do rio. Nas pontes, que ficam entre o centro e o Kangaroo Point, também foram instalados fogos. A mais famosa e importante ponte daqui é a Story Bridge, que fica pertinho aqui de casa. Assim, acompanhamos tudo bem no parque ao pé dessa ponte. Só posso dizer uma coisa: foi a queima de fogos mais bonita e longa que já vi na vida.
Meia hora de luzes e mais luzes. Uma cachoeira de fogos na Story Bridge de arrepiar e uma música que tocavam dando ritmo aos fogos. Ai deu para entender o motivo das famílias acordarem bem cedo e esperarem tanto tempo para assistir a uma queima de fogos. Não era uma queima de fogos comum.
Para fechar a apresentação, dois caças da força aérea australiana cortaram o céu soltando um fogo sem fim pela cauda e numa velocidade absurda. O público delirou!










Nenhum comentário:

Postar um comentário