sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Brisbane City Botanic Garden


Voltamos de Fiji para Brisbane com intenção de visitar os lugares, que ainda não tínhamos ido e que considerávamos importantes. O primeiro deles foi o Brisbane City Botanic Gardens. Um jardim botânico que fica bem no centro e, vamos combinar, é lindo! Alamedas para caminhar, todo sinalizado, bancos para ler ou simplesmente apreciar a paisagem e pensar na vida. Lagos, animais e árvores de todos os tipos, café e uma área gigantesca para shows.

Nos fomos e arrastamos Denise, essa brasileira da foto que estudou comigo na Shafston e se tornou uma grande companheira e amiga. Ela viveu alguns anos no Japão é casada com japonês e já tem muita coisa do povo de lá, mas, não perdeu o bom humor brasileiro. Rimos muito juntos (Eu, ela e Guga).

Caminhamos e fotografamos muitoooo. Devo registrar que aqui peguei a doença dos japoneses por fotografia. Vício “brabo” e difícil de tirar. Quando chego num lugar como o Botanic Garden ai a coisa complica. Foi um passeio de mais de três horas.

O jardim tem várias entradas. Uma delas pela QUT, uma das universidades mais importantes de Brisbane e foi por lá que chegamos, por conta do City Cat, que pára bem pertinho. Aqui a semelhanças entre nossa vegetação e a da Austrália fica ainda mais clara. Ah, e fizemos descobertas, também. Em uma das sinalizações, na parte do Botanic Garden que dá para o Cliff Park, descobrimos que o primeiro jacarandá daquele parque e muitas das rochas que ornamentam o local foram trazidos da América do Sul, em navios de trigo que passaram por aqui anos atrás.

A entrada principal é pela George Street. Nessa área fica o Parliament House, um belo prédio. No local também tem detalhes sobre o número de passos que o cidadão que caminha no jardim precisa dar para circular as passarelas por inteiro, além de mapa detalhado do local.

Nessa área tem, ainda, lagos e uma queda d’água que concentra muitos pássaros e aves nativas, além dos lagartos grandões e de papo vermelho, comuns nos parques de Brisbane. Fomos presenteados com a presença desse pássaro do bico grandão, que depois descobrimos que está em extinção por aqui.

Além dele, ninho de íbis (essa ave grandona muito comum por aqui) e mamãe e papai (pássaro da perna longa) com filhotinhos. No meio do passeio encontramos uma araucária gigantesca e lá, bem no alto, tinha um bichinho peludo. Passamos um tempão tentando descobrir o que era exatamente (um coala, um ratão australiano, um macaco – por falar nisso, nunca vimos macaco por esses lados de cá. Nem no zoo). Bom, o bicho teimou e não tirou a parte da frente do corpo do buraco e terminamos sem descobrir o que era realmente.

A área para shows do jardim é um espaço a parte. Com um palco fixo “profissa” e um gramado com inclinação que favorece a visão de qualquer evento. Nessa área foram realizados grandes shows, durante o período que ficamos aqui, mas, por incrível que possa parecer, não viemos a nenhum deles.

Outra coisa que me chamou a atenção foi esse corredor de árvores. É bonito! Na verdade, devo confessar, amei esse lugar. Como todos os parques de Brisbane ele dá gosto de se visitar pela organização, bela vista, segurança e tudo mais que o local oferece. Seguem mais algumas fotos.





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário