domingo, 27 de setembro de 2009

Tempestade de pó em Brisbane

O assunto da semana aqui na Austrália, claro, foi a tempestade de pó que mudou de cor o céu de Sidney e Brisbane. Por aqui, tivemos uma quarta-feira (23/09/2009) atípica. Da nossa sala de aula, com portas de vidro e vista para o Rio Brisbane, acompanhamos (com uma mistura de medo e ansiedade) as mudanças provocadas pela tempestade vinda do deserto.
Aos poucos o céu foi escurecendo e uma mistura de neblina e fumaça cor de laranja foi fazendo o rio desaparecer na nossa frente. Uma nuvem escura de poeira ocupou a cidade. No início, deixamos a porta da sala aberta, mas, aos poucos deu para perceber que seria ruim para nossa saúde deixá-la assim. Fechamos e ficamos assistindo a aula e observando as mudanças na paisagem.
Esta foi a pior tempestade de pó já vista por aqui. No dia seguinte o céu estava azul e sem nuvens, como costuma estar sempre por aqui. Parecia que tinha sido só um pesadelo. Porém, a tempestade deixou suas marcas e mostrou que era bem real. Carros, terraços, telhados e tudo que se possa imaginar bem sujo, coberto pelo pó cor de laranja.
Nossas roupas, que estavam na varandinha do flat, ficaram literalmente podres e voltaram todas para a máquina de lavar. Neste sábado e domingo a tempestado voltou, mas, desta vez com menor intensidade.
A tempestade de pó no dia 23 foi causada por ventos extremamente fortes, depois de um período longo da seca. Eles trouxeram poeira do deserto da Austrália, levantaram o pó e o solo da terra seca e espalharam eles pelo ar, por milhares de quilômetros, atingindo principalmente Sidney e Brisbane. De acordo com as informações que colhi por aqui a tempestade, no seu ponto m ais forte, espalhou 16.000 toneladas de sujeira ao longo de Queensland a cada hora. Haja sujeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário